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domingo, 27 de janeiro de 2013

TDAH e as escolas do Brasil


Nesta postagem vamos falar  de um problema muito sério que enfrentam os pais  nas escolas do Brasil que não são estruturadas e nem preparam seus profissionais de educação para receber alunos com TDAH. Bem vou falar aqui hoje de minhas experiências na escola de meu filho, mas pelo que pude perceber em minhas pesquisas e lendo muitos depoimentos de outros pais, pude perceber claramente  que essas deficiências não são privilégio da escola do meu filho e sim  uma realidade em muitas escolas de todo o país.
Não quero passar a falsa impressão de estar me omitindo, tampouco transferindo a minha responsabilidade para escola, pois cumpro minha parte e vou mostrar aqui isso que estou dizendo. Mas oque na verdade não acontece é  que as escolas  não estão cumprindo seu papel em manter essas crianças em sala de aula com dignidade. E afinal,, nossa  Constituição prevê que a educação é dever da família e do Estado e o ECA garante a permanência do aluno em sala de aula.. E como cidadãos devemos buscar nossos direitos  constitucionais e não permiti mais que nossos filhos com TDAH sejam  taxados como indisciplinados, burros e outros estigmas  piores que nas escolas, infelizmente ainda são muto comuns. Oque teria que ser feito na verdade é uma parceria entre pais e escola oque não vem acontecendo na realidade, dos pais, que tenho certeza na sua grande maioria fazem oque podem e não podem, são cobrados até atos de  magia para transformação da noite para o dia do comportamento de seus filhos,enquanto o estado se omite na estruturação da escola e na preparação dos profissionais de educação que muitas vezes nem sabem direito oque é TDAH e  menos das metodologias simples mas importantes que devem serem empregadas em sala de aula para um melhor aprendizado desses alunos. Então quem não está fazendo sua parte e transferindo responsabilidades e desrespeitando a constituição? E  A secretárias de educação não poderiam promover cursos de capacitação e informação desses profissionais? A escola  poderia promover estratégias de ensino que integrassem esses alunos que se são desatentos e não fazem as atividades propostas ? (Reclamação comum aos pais e sintoma da TDAH). Não seria o caso de rever as questões didáticas com novas medidas pedagógicas para despertar mais a atenção e o interesse desses alunos? Que ações por parte do estado estão sendo feitas nas escolas no sentido de melhorar a vida escolar dessas crianças?  Bom, ao menos na escola do meu filho e pelo que percebi nos depoimentos de pais de todo o Brasil, nos SITES que ando pesquisando e interagindo sobre o assunto percebo que nada ou muito pouco é feito. Enfim fica aqui esses questionamentos e a sugestão dessa parceria entre família e escola//Estado onde cada um faria sua parte 
 para o bem de todos, e para que as leis seja colocadas em prática e assim se cumpram.

Penso que enquanto as escolas enxergarem alunos com TDAH  apenas como "Alunos problema"  que adorariam se livrar, ou que eles  devem  cumprir os mesmos requisitos que os demais,  pregando que sua única responsabilidade e o conteúdo didático e nada de acolhimento ou compreensão humana, mesmo fazendo também a propaganda enganosa da falsa inclusão. vai continuar, ao invés de educar, prejudicando o processo de aprendizagem, desses alunos, resultando em baixo rendimento escolar que todos sabemos prejudica essas crianças em muitos aspectos. de sua vida, trazendo sérios problemas de auto estima, até a desistência do aprendizado. Alunos com TDAH  tem necessidades de métodos especias sim! e de professores abertos a realidade da existência de muitas crianças com  esse déficit,  essa é à realidade atual, que trás a necessidade de se formar equipes  pedagógicas e professores capacitados para trabalhar com esse tipo de dificuldade. Não dá mais pra nos omitirmos ou ficar no "empurra e empurra" mas é momento de unirmos forças, de parcerias sérias onde cada um cumpre com sua parcela de responsabilidade fazendo sua parte e assim se colocar em prática  a Lei das Diretrizes e Bases da Educação.constituição e o ECA.  A realidade é que em muitas escolas pública, não sei as particulares, essas crianças ainda são tratadas como deliquantes, marginais, mau educados e coisas piores, pois ainda existe até mesmo aqueles que nem acreditam na existência desse transtorno, e enquanto não houver um trabalho sério através da informação para a capacitação tanto dos profissionais da educação quanto da saúde pública e assim cada um fazer sua parte esse problema persiste; 

Eu de minha parte enquanto família de um filho hoje com 13 anos  diagnosticado TDAH  aos 8 anos tenho atendido a todas as  convocações da escola que nunca foram poucas e que me fizeram sair de dois empregos por tantas ligações de convite de comparecimento pelas "ocorrências" quase diárias envolvendo o mal comportamento de meu filho por todos esses anos, tenho conversado, orientado coisa que as vezes me parece que daqui alguns minutos ele esquece todas as orientações dadas, e quando solicito que se explique pelo mal comportamento, percebo que fica perdido entre ilusões e confusões não sabendo explicar seu comportamento e nem como tudo aconteceu na verdade. Não estou aqui querendo justificar  suas atitudes,  sei que é difícil e não aprovo  muito  do seu comportamento, e repito tenho buscado orienta-lo e mesmo sem muito exito não tenho desistido de conversar, e nunca desautorizei ou briguei com nenhum professor, e nem acho que é o caminho. E aproveito para dizer que entre os objetivos desta postagem não está julgar ou responsabilizar professor algum, que sabemos serem profissionais de uma área muito delicada neste país, onde não se investe quase nada, são desvalorizados trabalhando  muito e muitas vezes sem estrutura nenhuma. Mas  sim, cobrar dos verdadeiros responsáveis o Estado, uma melhor estrutura mas escolas e capacitação desses profissionais  os quais respeito e não culpo pois não podem dar uma assistência mais qualificada se não receberam daqueles que deveriam fornecer. No que depende dos professores, na minha opinião, é a força de vontade em se qualificar, oque é exigido em muitas profissões e honrar sua vocação que chega a ser um verdadeiro ministério, e neste sentido temos que cobrar sim.!

 Por entender tudo isso, e também  porque nos primeiros tempos era ignorante no assunto e quis por força "pulso", cascudo e castigo  faze-lo mudar seu comportamento, e assim sendo, também nunca questionei  nada, assinava sempre aquele caderno cheio de acusação que em nada ponderava a TDAH e nunca reclamei das muitas vezes que o método único era expulsa-lo da sala e manda-lo pra casa quando perturbava a aula com sua agitação. Porém hoje melhor informada tenho que reconhecer que na grande maioria das "ocorrências" em que era chamada na escola  para ouvir sempre  queixas muito repetitivas  e de ser sempre acusada de não dar limites a ele, eram somente sintomas do TDAH! que mesmo com o tratamento não desapareceram completamente do dia pra noite, ou seja, novamente  a minha ignorância sobre o assunto  unida ao despreparo da escola como um todo trouxe muito sofrimento desnecessário a mim e a meu filho. Eu usando métodos do castigo e cascudo até , e a escola não aplicando métodos simples mas importantes que poderiam até ter evitado muito do stress que tudo isso causa  a todos  ao invés do método " Se livrar" do "problema". Método  simples e importantes que vou com partilhar  aqui em vídeo da Associação Brasileira do Deficit de atenção como anexo a essa postagem em caráter informativo a quem possa interessar e que são realmente  importantes e que não vêem sendo aplicados em muitas das escolas que continuam apenas os taxando  como indisciplinados, burros e outros estigmas e os punindo  com ficar fora  da sala de aula e dos passeios da escola.

Segue o vídeo abaixo  da Associação Brasileira do Deficit de atenção muito bom!!







Busquei  então ajuda profissional especializada; pelo SUS  passado o primeiro ano de ignorância e negação, e nem quero entrar aqui no mérito da questão da deficiência na área da saúde na assistência no que se refere a especialistas tais como psicólogos e psiquiatras e os medicamentos que não são baratos de uso continuo e são de obrigação de fornecimento do Estado coisa que vem deixando pais sem nem ao menos com o direito de ter o diagnóstico e muito menos com acesso ao tratamento isso será assunto para outra postagem. Oque vou resumir aqui e que no meu caso  lutei em todos os órgãos públicos relacionados  para que me filho tivesse acesso gratuito ao tratamento até protocolo contra o estado eu fiz e o resultado foi que jamais recebi sequer um não, desisti e fui pagar tanto a consulta mensal do psiquiatra e da psicóloga que no começo era uma vez por semana e os medicamentos, tudo isso desde os 8 para 9 anos já que perdi meio ano caminhando em vão até os dias de hoje.
Com o laudo da escola que passou  a me chamar e cobrar providências quanto ao comportamento de meu filho que piorou com ele agora na primeira série claro! que exigia mais dele em termos de atenção e aprendizado e assim a TDAH  se mostrou ainda mais evidente em muitos sintomas, as queixas mais frequentes eram::
Não permanece no seu lugar por muito tempo caminha pela sala e corredores, perturbando a aula, agressividade, abre a porta e sai sem autorização e outras  pede, mas demora em retornar pois fica passeando  pelos corredores no bebedouro e banheiro.Por esses motivos muitas vezes fui chamada na escola assinei livro e meu filho foi impedido de voltar a sala de aula nesses seus passeios pelos corredores  e até mesmo mandado embora  método que vou continuar descordando, quanto a esse problema penso que se houvesse alguém um monitor que fiscalizasse os sanitários bebedouros  tal medida impediria que fiquem passeando pela escola e que os fizessem voltar a sala de aula sempre que tentasse fazer isso não seria melhor? Que se distrai das atividades até com um mosquito que passa no corredor, Quase não faz as atividades escolares, brinca o tempo todo e demonstra-se alheio ao que dizem seus professores que se sentem desrespeitados pois faz oque quer se quiser e quando quiser.
Com esse laudo da escola  onde a orientadora não se deteve a somente descrever  como se comportava em sala de aula mas que já no ano passado no pré a mãe (eu)  não acreditava no que elas diziam, isso em tom  de acusação de irresponsabilidade, já havia sido avisada da agitação e deste comportamento.da criança.

Assim  com o laudo da escola cheguei a um Neurologista que pediu um  um exame de elétrons na cabeça dele cujo o resultado acusou normal  não haviam  outros problema Graças a Deus!  Que me passou o tratamento com o remédio para  TDAH o mesmo que ele toma até hoje. e que e tem ajudado  muito. Achei depois de algum tempo um ótimo psiquiatra em uma clinica de tudo fácil onde as consultas com especialistas são mais baratas  e que receitou também  um outro medicamento já que as vezes troca a noite pelo dia e tem  também sono agitado, e que o está acompanhando desde de os 9 anos e uma psicologa que também eu o levo uma vez por mês agora para ele conversar. Estamos na luta já vejo algumas melhoras apesar de continuar agitados dias mais dias menos e com dificuldades de atenção e comportamento na escola  e agora   está na adolecencia fase que já é  difícil para qualquer pessoa. E a escola, na minha opinião essa continua com os mesmos problemas, deixando a desejar no cumprimento de sua parte nessa luta ainda com o método ineficiente de mandar sair  da sala  ir pra casa quando esta agitado como aconteceu ainda no fim deste ano quando uma professora  de português novata que veio dar aulas que não tiveram porque faltou muitos professores neste ano na rede estadual, e ela o mandou pra casa ligando pra mim no mesmo momento dizendo que ele estava perturbando a aula, me sinto sempre tão perplexa e impotente nesta horas  e somente respondi: ok xau ele esta entrando aqui em casa agora. A escola fica em frente do meu prédio ele chegou a ouvir eu falando isso perguntei oque aconteceu ele disse que um colega debochou dela e ele repetiu e rio. Isso na versão dele ela apenas disse que ele perturbava a aula. Outro episódio de aplicação deste" método"  de punição foi com o passeio da escola agora no final deste ano para um desses parque de águas com piscinas e toboáguas ele adora mas a escola disse a ele que por seu comportamento não iriam  deixa-lo ir, ele que tremendamente insistente e persistente quando quer algo, incomodou tanto que conseguiu que elas o deixassem ir na condição que eu fosse junto E eu fui com ele , temos até fotos e pela primeira vez ouvi elogios delas sobre o comportamento dele que comigo nunca foi o exagero de hiperatividade que elas relatam que é na escola. Tirando um ou  dois  puxões que tive que dar para que permanecesse sentado no ônibus sem se colocar pra fora da janela do resto se comportou muito bem mesmo elas ate brincaram que me convidariam para trabalhar de monitora na escola pois comigo ele se comporta melhor. Ele nunca havia repetido de ano a" trancos e barrancos" chegou a sexta série amanhã vou lá pegar seu boletim mas já me disse que foi reprovado este ano.

Sei que se tivermos uma parceria melhor entre pais e escola tudo poderia ser mais fácil pra todo mundo espero sinceramente que meu país acorde e se sensibilize com a situação de muitas crianças com TDAH sem ter uma escola preparada para recebe-los sendo descriminadas, tratadas como problema. e até marginalizadas que muitas vezes até abandonam os estudos por não serem estimuladas . E que o Estado faça sua parte com ações concretas no sentido de estruturar e capacitar esses profissionais de educação para que assim essas crianças possam ter uma vida escolar produtiva com dignidade, essas que também são o futuro do Brasil, E quanto a mim mãe continuarei  aqui nessa luta tentando da melhor maneira fazer minha parte, e como cidadã continuarei  cobrando de meus representantes que façam também a sua parte para que a nossa  Constituição que prevê que a educação é dever da família e do Estado se cumpra em toda sua totalidade  que seria cada um fazendo sua parte para o bem de todos. Bem amigos fico por aqui até nossa próxima postagem deixe seu comentário, sugestões e idéias de postagens vamos juntos seguir nessa luta e nesse proposito de informar para acabar com o preconceito e a discriminação que tanto envolve a TDAH. A té a próxima amigos!

                             Fiquem na paz do Senhor Jesus!

  


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2 comentários:

  1. .Olá Ana, encontrei seu blog ao pesquisar sobre tdah.
    Tenho um filho de 7 anos que ao que tudo indica tem tdah. Já estou no terceiro neurologista e tenho fé vou conseguir fechar o diagnóstico, pois além de todos os sintomas e do tratamento horrível que a escola dá ,não ter um diagnóstico fechado chega a ser dramático. Escuto coisas horríveis da escola. Choro, sofro muito, faria de tudo para não ver meu filho sofrendo. Gostaria de sempre que possivel trocar idéias e experiências com vc e outras mães de filhos com tdah. Posso adicioná-la no facebook?

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  2. com certeza amiga desculpe a demora estive doente meu face tem atalho aqui ao lado bjss

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